COMO É QUE A NOSSA EQUIPA PODE FUNCIONAR AO SEU MELHOR NÍVEL? 💪 🤔 PARTE 3

Dezembro 11, 2019

Dezembro 2019

Apesar deste tema ser um dos desafios mais comuns nas empresas, nem sempre os(as) empresários(as) e os(as) diretores(as) estão muito à vontade para trabalhar este tema, mas é possível fazê-lo de forma simples e clara de modo a conseguir proporcionar aos colaboradores condições para alcançarem melhores performances de desempenho.

Nos meus 2 artigos anteriores falei sobre o passo 1: o SIGNIFICADO e o passo 2 MEDIÇÃO / AVALIAÇÃO, e hoje abordo o último passo para conseguir que a equipa funcione ao seu melhor nível, é a forma como a empresa consegue LIDAR COM AS PESSOAS.

É muito comum ouvir falar de Gestão de Equipa(s), mas esta designação não é de todo a mais adequada, pois na realidade o que se gere são todos os indivíduos que integram essa equipa.

Neste ponto, importa perceber:

1 nunca se consegue gerir pessoas porque nós próprios também não gostamos de ser “geridos”, certo? O que é possível gerir são as atividades das pessoas dessa equipa.

2 determinando, à partida, qual(is) a(s) atividade(s) a acompanhar, fica claro que resultado(s) é(são) expectável(is) para determinado(s) objetivo(s) a concretizar. A gestão desta(s) atividade(s) pode ser realizada numa breve reunião.

Todos sabemos que o mais normal é pensar “nós não precisamos de ter uma reunião para acompanhar o(s) resultado(s), pois todos estamos cientes das nossas responsabilidades e porque estamos diariamente juntos”, mas não é recomendável que não planeiem estas reuniões.

Se está focado(a) em ter um negócio sólido, com um elevado crescimento, então terá de assumir comportamentos ao nível da sua gestão interna que lhe possibilitem concretizar isso mesmo.

3 precisa de construir uma tabela de controlo onde irá colocar objetivos específicos, instrumentos de acompanhamento, timings para concretização e para avaliação/medição ao longo do processo que terá de ser comunicado a toda a equipa para:

» reflexão, redefinição e realinhamento,

» avaliar a necessidade de obter o apoio da Direção se for necessário,

» serem desafiados pela Direção sempre que for preciso

para que seja possível avançar no sentido de se atingir o(s) objetivo(s) dentro do timing estipulado.

Concluindo, para que a sua empresa cresça de forma sustentada, se torne um negócio de crescimento, não pode subestimar a importância das reuniões e a IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ATRAVÉS DE REUNIÕES EFICAZES.

 

Recapitulando, na 1ª parte falei do SIGNIFICADO, na 2ª parte falei da MEDIÇÃO / AVALIAÇÃO e agora falo da GESTÃO EFICAZ DAS ATIVIDADES DAS PESSOAS da equipa, não da gestão de equipas.

Caso considere esta informação útil, desafio-o(a) a testar e a medir estas dicas em áreas onde sente que estão aquém do seu potencial e verá que a sua equipa irá mostrar-se satisfeita com o processo de crescimento e irá evoluir para uma melhor CULTURA, com o mindset certo.

 Se conseguiu retirar alguma nova aprendizagem do que leu, porque não deixa o seu comentário?

 #equipasaomelhornivel #culturadealtaperformance #motivacao #avaliação #gestãodeequipas