Fomentar o ‘Engagement’ dos trabalhadores do conhecimento

Setembro 02, 2019

Setembro 2019

Com a automação crescente das atividades mais simples, a importância dos “trabalhadores do conhecimento” irá crescer exponencialmente, e os líderes que não conhecererm as “alavancas” do seu ‘engagement’ estão votados ao insucesso.

Num artigo publicado em 2011 na HBR, “The Power of Small Wins", Theresa Amabile e Steven Kramer dão a resposta: o que motiva e compromete os trabalhadores do conhecimento é a sensação de estarem a progredir em domínios de atividade que para eles são importantes.

Para criar e reforçar esta sensação, os autores sugerem que os líderes adotem duas categorias de comportamentos:

  • Catalisadores (comporamentos que apoiam a atividade): fixar objetivos claros, dar autonomia, assegurar tempo e recursos, apoiar o intercâmbio de ideias, etc.
  • Nutridores (comporamentos que apoiam a pessoa): reconhecimento, respeito, encorajamento, conforto emocional, etc.

Simples, não é verdade? Mas muito resumido: vale mesmo a pena ler o artigo todo na fonte.

#engagement #motivação #conhecimento #trabalhadoresdoconhecimento #crescimento #desenvolvimento #sentidodotrabalho #motivaçãointrínseca #Amabile

https://hbr.org/2011/05/the-power-of-small-wins