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OS SEUS LIDERES CONSTROEM OU CONSOMEM CONFIANÇA? Os 4 Grupos de Comportamentos geradores de Confiança
Julho 17, 2019
Julho 2019
A confiança é o ingrediente, sem dúvida, mais importante para um relacionamento de sucesso, especialmente para os líderes. Infelizmente, a maioria dos líderes não pensa muito nessa verdade, até que a mesma desapareça, e esse é o pior momento para perceber sua importância.
De acordo com um estudo realizado em 2015, 45% dos funcionários dizem que a falta de confiança na liderança é o maior desafio que afeta o desempenho no trabalho.
E Qual a FORMULA DA CONFIANÇA Afinal?
Podemos escrevê-la numa equação, no entanto, a melhor maneira de a construir numa equipa, não é expressá-la em números, mas sim em Ações e Comportamentos.
Grandes líderes mostram a todo tempo que as AÇÕES falam muito mais do que PALAVRAS.
De acordo com Ken Blanchard, autor do Livro, ABCD – Trust Model, a confiança é expressa em ações e comportamento, pois palavras isoladas não são suficientes para criá-la.
Construir confiança, é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida. Os líderes podem aprender a ser mais confiáveis, sendo CAPAZES, INTEGROS, CONETADOS e CONSISTENTES nos seus relacionamentos.
Aqui ficam os 4 grupos de comportamentos a adoptar para ser Confiável e Inspirar a sua equipa:
.A. ABLE – demonstre competência:
Os líderes demonstram competência por terem conhecimento, habilidades e experiência para desempenhar o seu papel. Eles atingem metas consistentemente e desenvolvem um histórico de sucesso. Eles demonstram boas habilidades de organização e resolução de problemas e tomam decisões sólidas e informadas. As pessoas que os rodeiam confiam na sua competência.
B. BELIEVABLE – aja com integridade:
Os líderes agem com integridade quando dizem a verdade, mantêm confidências e os admitem seus erros. Eles falam e agem de forma congruente com seus valores pessoais e os da organização. Eles tratam as pessoas de forma equitativa e ética e asseguram que as regras sejam aplicadas de maneira justa a todos os membros da equipa. Respeitam os outros e não fazem juízos sem fundamentos válidos, não utilizam nem permitem preconceitos nas suas equipas.
C. CONNECTED – Mantenha-se Ligado e preocupe-se com os outros
Líderes conetados preocupam-se com os outros. Eles são gentis e preocupados com o bem-estar dos outros. Eles têm boas habilidades de comunicação e contribuem para um ambiente de trabalho agradável. Eles partilham prontamente informações sobre si mesmos e sobre a organização. São bons ouvintes, procuram feedback, e, incorporar as ideias dos outros nas decisões. Eles conhecem um pouco mais acerca dos seus colegas e perguntam frequentemente por aspectos da vida pessoal dos que os rodeiam e pelo estado de espirito de cada um, fazendo com que as relações sejam mais profundas. Procuram ajudar, aconselhar sempre que tem oportunidade.
D. DEPENDABLE – Honre Compromissos e seja Consistente
As pessoas confiam em líderes que honram os seus compromissos, que mantêm as suas promessas, que são pontuais e assíduos e que se responsabilizam. Fazer o que você diz que vai fazer é uma marca registada de líderes confiáveis. Mas eles não fazem isso de vez em quando, o grande segredo é ser consistente e fazê-lo mas de uma forma natural e consistente. Por isso dizemos que a confiança não é imediata, constrói-se, e s
A confiança é o ingrediente, sem dúvida, mais importante para um relacionamento de sucesso, especialmente para os líderes. Infelizmente, a maioria dos líderes não pensa muito nessa verdade, até que a mesma desapareça, e esse é o pior momento para perceber sua importância.
De acordo com um estudo realizado em 2015, 45% dos funcionários dizem que a falta de confiança na liderança é o maior desafio que afeta o desempenho no trabalho.
E Qual a FORMULA DA CONFIANÇA Afinal?
Podemos escrevê-la numa equação, no entanto, a melhor maneira de a construir numa equipa, não é expressá-la em números, mas sim em Ações e Comportamentos.
Grandes líderes mostram a todo tempo que as AÇÕES falam muito mais do que PALAVRAS.
De acordo com Ken Blanchard, autor do Livro, ABCD – Trust Model, a confiança é expressa em ações e comportamento, pois palavras isoladas não são suficientes para criá-la.
Construir confiança, é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida. Os líderes podem aprender a ser mais confiáveis, sendo CAPAZES, INTEGROS, CONETADOS e CONSISTENTES nos seus relacionamentos.
Aqui ficam os 4 grupos de comportamentos a adoptar para ser Confiável e Inspirar a sua equipa:
.A. ABLE – demonstre competência:
Os líderes demonstram competência por terem conhecimento, habilidades e experiência para desempenhar o seu papel. Eles atingem metas consistentemente e desenvolvem um histórico de sucesso. Eles demonstram boas habilidades de organização e resolução de problemas e tomam decisões sólidas e informadas. As pessoas que os rodeiam confiam na sua competência.
B. BELIEVABLE – aja com integridade:
Os líderes agem com integridade quando dizem a verdade, mantêm confidências e os admitem seus erros. Eles falam e agem de forma congruente com seus valores pessoais e os da organização. Eles tratam as pessoas de forma equitativa e ética e asseguram que as regras sejam aplicadas de maneira justa a todos os membros da equipa. Respeitam os outros e não fazem juízos sem fundamentos válidos, não utilizam nem permitem preconceitos nas suas equipas.
C. CONNECTED – Mantenha-se Ligado e preocupe-se com os outros
Líderes conetados preocupam-se com os outros. Eles são gentis e preocupados com o bem-estar dos outros. Eles têm boas habilidades de comunicação e contribuem para um ambiente de trabalho agradável. Eles partilham prontamente informações sobre si mesmos e sobre a organização. São bons ouvintes, procuram feedback, e, incorporar as ideias dos outros nas decisões. Eles conhecem um pouco mais acerca dos seus colegas e perguntam frequentemente por aspectos da vida pessoal dos que os rodeiam e pelo estado de espirito de cada um, fazendo com que as relações sejam mais profundas. Procuram ajudar, aconselhar sempre que tem oportunidade.
D. DEPENDABLE – Honre Compromissos e seja Consistente
As pessoas confiam em líderes que honram os seus compromissos, que mantêm as suas promessas, que são pontuais e assíduos e que se responsabilizam. Fazer o que você diz que vai fazer é uma marca registada de líderes confiáveis. Mas eles não fazem isso de vez em quando, o grande segredo é ser consistente e fazê-lo mas de uma forma natural e consistente. Por isso dizemos que a confiança não é imediata, constrói-se, e somente quando chegamos a este nível de consistência a conseguimos atingir em pleno.
A confiança não acontece por acaso. VOCÊ faz acontecer, e estes 4 grupos de comportamentos são a base para a chamada “linguagem de confiança,
Os seus líderes, estão treinados para CONSTRUIR ou para CONSUMIR Confiança?
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