Blog
Destaques
TEAMBUILDING: o seu propósito, o impacto e o retorno do investimento
Julho 12, 2019
Julho 2019
Ler Mais →
Employee Engagement: competência, paixão e relevância organizacional
Julho 12, 2019
Julho 2019
Ler Mais →
“Só o trabalho em Equipa vence campeonatos”
Março 20, 2020
Março 2020
Nos difíceis tempos que correm, deparamo-nos com 2 perfis distintos:
- Os que entendem que as Pessoas são o seu mais precioso ativo e colocam-nas em 1º plano;
- Os que pensam nas quebras de produtividade, de rentabilidade, na perda de competitividade e ignoram que para poderem continuar a produzir as Pessoas são fundamentais.
Enquanto coach, tenho-me deparado, ainda antes da decisão hoje tomada pelo Estado, com empresários que seguem o perfil 1.
Num momento de crise económica, mas sobretudo crise de saúde pública, folguei em ouvir clientes a adotar a estratégia do teletrabalho e, nos casos em que tal não era possível, a enviarem os colaboradores para casa com todos os direitos assegurados. À questão: como pensam fazer frente a este estado de calamidade por tempo indeterminado, tive uma resposta que me deixou ainda mais esperançada na sociedade e seus valores. “São as minhas pessoas que fazem a empresa existir. Se elas ou suas famílias estiverem doentes ou sentirem que não nos preocupamos, o negócio sofrerá um golpe maior do que este económico que todos sem exceção vamos sentir”.
Perante tal afirmação, lembrei-me da célebre frase de Steve Jobs: “Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem e como você as lidera.”
Este vírus veio obrigar-nos a respirar, a repensar a revalorizar. A repriorizar.
De repente, todos fomos forçados a abrandar do stress do dia-a-dia. A ter tempo para respirar, para escutar, para fazermos o jogo mental que se chama pensar. Mas um pensar mais profundo. Um pensar em como agir durante e depois desta crise passar. De repente todos tivemos a oportunidade de perceber o que realmente importa. A que devemos dar maior atenção e o que é realmente importante. No que concerne às empresas, foi dada a oportunidade de perceber que as Pessoas são o principal cliente que têm. E que merecem ser tratadas como “gostariam que elas tratassem o melhor cliente que têm” (Stephen R. Covey).
Esta fase deixará marcas na sociedade. Que essas marcas sejam para tornar a nossa sociedade, em especial a nossa teia empresarial, mais Humana.
Como Michael Jordan disse “o talento vence jogos, mas só o trabalho em Equipa vence Campeonatos”.
Para “reerguer” a sua equipa conte comigo! Ao dispor via online para reuniões durante esta fase e, logo que possível, presencialmente. “Estratégia sem tática é o caminho mais lento à vitória. Tática sem estratégia é o barulho antes da derrota.” (Sun Tzŭ)
Yesica Filipe
Certified Team Engagement Coach
ENGAGE & GROW
Veja também

Como Foi A Sua Experiência Durante A Fase De Co-finamento?
Setembro 29, 2020
Setembro 2020
Ler mais →

“Só o trabalho em Equipa vence campeonatos”
Março 20, 2020
Março 2020
Ler mais →